Parque Interjurisdicional Marinho Costeiro da Patagônia Austral recebe equipamentos para fortalecer sua conservação

Parque Interjurisdicional Marinho Costeiro da Patagônia Austral recebe equipamentos para fortalecer sua conservação 1200 675 Foro para la Conservación del Mar Patagónico
Como parte dos esforços de conservação do Fórum para a Conservação do Mar Patagônico e da Administração de Parques Nacionais, foi realizado um evento em Camarones para fortalecer o monitoramento e a gestão do Parque Interjurisdicional Marinho Costeiro da Patagônia Austral (PIMCPA). Com a participação de autoridades nacionais, provinciais e municipais e representantes de organizações da sociedade civil, essa atividade, enquadrada no Projeto MaRes, busca fornecer às áreas marinhas protegidas os recursos necessários para sua conservação.

O evento, realizado no Centro Multiespacio do Município de Camarones em 4 de novembro, reuniu autoridades nacionais e provinciais e especialistas em conservação. Estiveram presentes Claudia Loyola, prefeita de Camarones; Juan Duro, prefeito de PIMCPA; Guillermo Díaz Cornejo, membro do Diretório da Administração Nacional de Parques Nacionais; Nadia Bravo, subsecretária de Conservação de Áreas Naturais Protegidas, Fernando Pegoraro, subsecretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Delfino, coordenador Geral do Projeto MaRes e José María Musmeci, presidente da Fundación Patagonia Natural, bem como outras autoridades da província de Chubut. Essa atividade fortalece a colaboração entre diferentes níveis de governo e a sociedade civil para proteger um dos ecossistemas marinhos mais importantes do país.

“Gostaríamos de parabenizar o Projeto MaRes, a União Europeia e a administração dos Parques Nacionais e da província. E nos juntamos a esse grande projeto”, agradeceu Claudia Loyola, prefeita de Camarones, e observou: ”Acompanharemos a província, todas as suas instituições e os Parques Nacionais para continuar realizando essa enorme tarefa de conservar e manter nosso belo lugar. Somos nós que conservamos e cuidamos dele”.

Durante a cerimônia, foi entregue um conjunto de equipamentos, incluindo equipamentos de mergulho, um barco semirrígido com reboque, um drone, câmeras, GPS, binóculos, telefones celulares e computadores de alto desempenho, todas as ferramentas que reforçarão a capacidade do Parque de monitorar, investigar, coletar dados e responder rapidamente a qualquer ameaça, garantindo assim a proteção desse valioso ambiente natural.

“O MaRes deu mais do que esse equipamento, ele deu uma estrutura para a gestão do Parque Interjurisdicional Marinho Costeiro da Patagônia Austral para mudar o paradigma e nos deu a oportunidade de gerar todas essas estruturas para discussão, acordos e desacordos”, disse Juan Duro, prefeito do PIMCPA, e acrescentou: ‘Esse equipamento reforça nossa capacidade de protegê-lo e de trabalhar juntos para garantir sua sustentabilidade a longo prazo’.

Por sua vez, Guillermo Díaz Cornejo, membro do Diretório da Administração Nacional de Parques Nacionais, compartilhou: “Pretendemos continuar apoiando esses valiosos projetos de conservação” e enfatizou: “Não acreditamos em conservação passiva, mas em uma conservação do envolvimento, desenvolvimento de projetos, fornecimento de equipamentos e geração de conhecimento científico”.

O Projeto MaRes, coordenado pelo Fórum para a Conservação do Mar Patagônico, com o apoio da União Europeia, é uma iniciativa que visa a fortalecer a resiliência das Áreas Marinhas Protegidas da Argentina. Um de seus objetivos é melhorar sua gestão, fornecendo a essas áreas os recursos e as ferramentas necessárias para proteger sua biodiversidade diante das ameaças atuais e futuras.

“Podemos dizer que a resiliência é fortalecida com a participação das comunidades envolvidas na gestão dessas áreas especiais”, concluiu José María Musmeci.

Mantenha-me informado

Subscreva a nossa newsletter gratuita