Novos equipamentos para contribuir com a conservação das Áreas Marinhas Protegidas de Chubut

Novos equipamentos para contribuir com a conservação das Áreas Marinhas Protegidas de Chubut 1200 1200 Foro para la Conservación del Mar Patagónico
Para apoiar as tarefas de monitoramento e conservação nas Áreas Costeiras e Marinhas Protegidas de Chubut, o Fórum para a Conservação do Mar Patagônico e Áreas de Influência, no âmbito do Projeto MaRes, financiado pela UE, entregou à Província de Chubut equipamentos essenciais para a proteção da biodiversidade marinha.

A cerimônia de entrega foi realizada em 15 de novembro em Puerto Pirámides, na Área Natural Protegida Península Valdés, um local representativo dos esforços de conservação da província.

Participaram da cerimônia Jorge Perversi, prefeito de Puerto Pirámides; Nadia Bravo, subsecretária de Conservação do Ministério de Turismo e Conservação da ANP de Chubut; Fernando Pegoraro, subsecretário de Meio Ambiente e Controle de Desenvolvimento Sustentável; Ricardo Delfino, coordenador do Projeto MaRes, além de representantes de organizações locais.

A iniciativa busca fornecer os recursos e as capacidades necessárias para lidar de forma eficaz com as pressões atuais e futuras sobre a biodiversidade e otimizar as atividades diárias dos guardas florestais e guarda-parques.

Nadia Bravo, Subsecretária de Conservação, disse: “O trabalho dos guardas florestais e de guarda-parques que estão em campo protegendo nossas áreas naturais será otimizado graças a esse equipamento. Seu trabalho é fundamental para a sustentabilidade e o cuidado de nossos recursos marinhos, e hoje eles contam com o apoio de ferramentas que serão muito úteis em suas tarefas diárias”.

Esse esforço, coordenado pelo Fórum para a Conservação do Mar Patagônico e Áreas de Influência, juntamente com seus parceiros estratégicos e financiado pela União Europeia, está enquadrado nos objetivos do Projeto MaRes, cuja finalidade é fortalecer a resiliência das Áreas Marinhas Protegidas da Argentina e promover o trabalho conjunto, participativo e integrado entre as instituições governamentais provinciais e nacionais e suas organizações membros.

Ricardo Delfino, coordenador do Projeto MaRes, disse: “Essa entrega representa uma contribuição concreta para a conservação da biodiversidade marinha. O fortalecimento da gestão de áreas protegidas contribui para sua preservação e para a melhoria de sua capacidade de enfrentar desafios ambientais de forma coordenada.

Os equipamentos incluem um barco semirrígido com trailer, um UTV 4×4 com trailer, um ATV e uma caminhonete 4×4, equipamentos de informática para sistema de monitoramento, drones, câmeras, GPS e binóculos. Esse conjunto de ferramentas contribuirá para melhorar as ações de remediação, monitoramento e investigação, além de permitir uma resposta oportuna e coordenada a qualquer ameaça ambiental.

Por sua vez, Fernando Pegoraro, subsecretário de Meio Ambiente e Controle do Desenvolvimento Sustentável, destacou o valor dessa iniciativa no contexto provincial: “Para Chubut, esse equipamento representa uma oportunidade de avançar na conservação efetiva e sustentada de nossas áreas marinho-costeiras protegidas. Contar com esses recursos é essencial para o trabalho articulado e a resposta oportuna que a proteção desses locais exige”.

A entrega desse equipamento reafirma o compromisso de todos os atores envolvidos na conservação marinha da região, promovendo uma gestão mais eficaz e sustentável das áreas protegidas, em consonância com os objetivos de conservação que o Fórum para a Conservação do Mar Patagônico e a Província de Chubut estão promovendo de forma colaborativa.

Mantenha-me informado

Subscreva a nossa newsletter gratuita