-
Cientistas e profissionais do governo participaram do “Primeiro Workshop para a Identificação dos Ecossistemas Marinhos da Argentina”, que foi realizado praticamente em 15 de Dezembro.
-
O objetivo final do processo, que será concluído em 2021, é o desenvolvimento de um mapa unificado dos ambientes marinhos da Argentina.
-
Isso ajudará a orientar ações de gestão e conservação e a avaliar a representatividade ecológica das ecorregiões dentro das Áreas Marinhas Protegidas do Mar Argentino.
Especialistas de várias disciplinas e profissionais da Direção Nacional de Áreas Marinhas Protegidas (Administração de Parques Nacionais) e do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável foram convocados com o objetivo de pensar e definir um processo científico-técnico para desenvolver um mapa dos ambientes marinhos da Argentina, com base na integração de todo o conhecimento e formação existentes. Esta contribuição científica será fundamental para orientar ações para a conservação da biodiversidade marinha e a gestão do uso responsável do Mar Argentino, e permitirá a avaliação, entre outros aspectos, da representatividade ecológica das Áreas Marinhas Protegidas (AMPs).
O processo de trabalho científico e técnico associado ao Workshop – e a geração dos produtos resultantes – baseia-se na participação de cientistas, atores governamentais com responsabilidades na gestão do mar e organizações da sociedade civil, e será concluído em 2021.
A importância da identificação dos ecossistemas marinhos e os desafios da representatividade.
Atualmente, não existe um mapa de referência que descreva uma síntese da heterogeneidade dos ambientes marinhos da Argentina, um insumo chave que poderia orientar o planejamento do uso da terra, o planejamento espacial marinho, as abordagens ecossistêmicas para o uso dos recursos pesqueiros, a conservação da biodiversidade e a análise da representatividade no âmbito das atuais e futuras AMPs. Embora haja um conhecimento científico valioso que pode ser sintetizado para alcançar este mapa.
As diferentes disciplinas do conhecimento alcançaram visões diversas sobre as regiões do Mar Argentino, através da relação entre a distribuição das espécies ou conjuntos de espécies, as características físicas de suas águas, a produtividade, entre outros fatores. O processo proposto no âmbito do Workshop possibilitou começar a integrar esses antecedentes e conhecimentos existentes, com o objetivo de desenvolver um mapa unificado.
Durante o “Primeiro Workshop para a Identificação dos Ecossistemas Marinhos da Argentina” – e através de vários grupos de trabalho – foram analisadas as informações de base sobre modelos biorregionais em escala nacional, regional e internacional, e foi avaliado o possível desenvolvimento de uma metodologia de síntese. Este primeiro Workshop foi uma apresentação formal da iniciativa e um convite para participar de um processo que exigirá mais reuniões de trabalho e a incorporação de outros especialistas.
Apresentação feita durante o webinar “Ecossistemas do Mar Patagônico e sua representação em Áreas Marinhas Protegidas”.
Sobre o Workshop.
O Workshop é parte de um projeto para contribuir para o fortalecimento das AMPs no Mar Patagônico, administrado pela WCS Argentina no âmbito do Fórum para a Conservação do Mar Patagônico, com o apoio de Oceans5. Contou com a contribuição especializada de Oscar Iribarne (INIDEP, UNMDP, CONICET), Marcelo Acha (UNMDP, CONICET), e Claudio Campagna e Valeria Falabella (WCS Argentina e Fórum para a Conservação do Mar Patagônico).