FARÓIS DO MAR PATAGÔNICO
Os Faróis do Mar Patagônico são uma seleção de áreas costeiro-marinhas e oceânicas com relevantes condições ecológicas e oceanográficas.
© J. Plana
Manter a integridade ecológica dessas áreas é uma prioridade para as organizações que compõem o Fórum para a Conservação do Mar Patagônico e Áreas de Influência.
São habitats de alto valor para a conservação da biodiversidade, particularmente para espécies endêmicas ou ameaçadas, e são relevantes para a funcionalidade estrutural e ecológica do ecossistema objetivo do Fórum. Sua conservação também é de importância econômica, estética, cultural e espiritual.
© D. Fidalgo
Critérios de identificação
Raridade, singularidade
Áreas que contêm espécies, populações, comunidades, habitats, características geomorfológicas ou oceanográficas únicas, raras ou endêmicas.
Importância especial
Áreas relevantes para a sobrevivência e reprodução de espécies dependentes.
Espécies ou habitats ameaçados
Áreas de importância excepcional para a sobrevivência ou recuperação de espécies ameaçadas de extinção. Áreas com conjuntos excepcionais de espécies ameaçadas ou em perigo de extinção.
Vulnerabilidade, fragilidade, sensibilidade, recuperação lenta
Áreas que contêm uma alta proporção de habitats ou espécies funcionalmente frágeis (sensíveis à exploração ou degradação por atividades humanas ou eventos naturais) e com uma lenta taxa de recuperação.
Produtividade biológica
Áreas essenciais para as teias alimentares do ecossistema.
Diversidade biológica
Áreas que contêm alta diversidade de habitats, comunidades ou espécies, e alta diversidade genética.
Estado de conservação
Áreas relativamente em condições prístinas, que foram expostas a baixos ou nulos níveis de perturbação ou degradação pelas atividades humanas.
Importância sociocultural
Áreas relevantes para o desenvolvimento sociocultural de comunidades, países ou regiões próximas (patrimônio cultural excepcional, espaços de educação ou pesquisa, comunidades humanas particulares dependentes da área etc.).
Importância socioeconômica
Áreas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais ou regionais (exploração de recursos, turismo, comunicação e transporte etc.).
Relevância estética
Áreas com espetáculos naturais, às quais as comunidades locais e o mundo atribuem particular valor de inspiração.